Dicas de Documentação para um Negócio Seguro

Para comprar ou vender, siga o passo-a-passo abaixo:
DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL:

• Certidão Negativa de Ônus Reais. Este documento comprova a propriedade do bem. (Emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição do Imóvel).
  • Certidão Negativa de IPTU/TLP – informando a inscrição do imóvel, este número vem na parte superior direita do carnê de IPTU- BSB site: (www.fazenda.df.gov.br).
  • Declaração de Nada Consta do Condomínio – Fornecida pelo Sindico ou Administradora do condomínio.

DOCUMENTAÇÃO DO VENDEDOR (Pessoa física):

• Certidão Negativa Especial, requerida no Cartório de Distribuição. (Em Brasília – Rui Barbosa) (www.distribuidordf.br)
  • Certidão Negativa da Justiça Federal (Site da Justiça Federal)
  • Certidão Negativa da Justiça do Trabalho (Site do TRT).
  • Certidão Negativa da Receita Federal (no caso de Financiamento)

DOCUMENTAÇÃO DO VENDEDOR (Pessoa Jurídica):
Além das mesmas da pessoa física, incluir:

• Certidão Conjunta de Nada Consta junto ao INSS (Site da Receita Federal).
  • Certidão Simplificada – Junta Comercial (Site da Junta Comercial)
  • Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à dívida Ativa da União – RECEITA FEDERAL – obtida no site da Receita Federal.

De posse de toda documentação, dirija-se ao um Cartório de Notas para lavrar sua Escritura Pública de Compra e Venda. Com a escritura definitiva em mãos, leve-a para registrar no Cartório de Registro de Imóveis da Jurisdição do Imóvel. Lembre-se, segundo a Lei só é dono quem Registra.
Caso queira comprar ou vender um imóvel – Procure um Corretor de Imóveis, este profissional está capacitado em ajudá-lo a conduzir os negócios imobiliários de maneira prática, segura e rápida.
Na compra ou venda – O Sindimóveis-DF tem a forma mais rápida, segura e imparcial na apresentação do Corretor de Imóveis, que lhe dará uma Visão Global do Mercado Imobiliário atual.
SINDIMÓVEIS-DF
www.sindimoveisdf.com.br